Ibersa conta com uma larga e sólida trajetória no mercado ibérico, sendo estes os principais momentos da evolução da empresa:
1969: Iniciámos a fabricar tinta num pequeno armazém em Granda (Astúrias) e começa a história do que será a futura IBERSA.
1979: É fundada a Sociedade IBERSA, nome pelo qual a empresa operará desde esse momento.
1980: O crescimento da Ibersa requere ampliar as instalações, sendo assim, muda-se para uma nova fábrica em San Miguel da Barreda (Astúrias).
1983: Fundação da IQUGASA em Orense, com uma unidade de produção e escritórios, para melhorar o serviço na Galiza.
1984: Abre a 1ª loja própria da Ibersa, chamada “A Casa do Pintor”, em Oviedo.
1990: O crescimento de IBERSA volta a exigir outra ampliação da unidade de produção e a empresa muda-se para umas novas instalações em Meres (Astúrias).
1992: Abrem as primeiras lojas próprias na Galiza: Vigo e Corunha.
2004: É alterado o nome das lojas de “A Casa do Pintor” para “O Mundo do Pintor”.
2011: IBERSA muda-se para a sua atual localização em Sariego, com uma moderna fábrica e instalações de 11.000 m2.
2013: É fundada a UNIBERSA, com sede na Maia (Portugal), para expandir o negócio da Ibersa em Portugal.
2016: É investido 1,5 milhões de euros para automatizar completamente o processo produtivo: desde a mistura de aditivos e dosificação de pigmentos, até ao enchimento das embalagens e paletização.
2018: Em janeiro, o grupo alemão DAW SE (Deutsche Amphibolin-Werke von Robert Murjahn) adquire a IBERSA e abre-se uma nova etapa no desenvolvimento da empresa.
2019: Realiza-se um investimento superior a 350.000€ na instalação de um Oxidador Térmico Regenerativo (RTO) na nossa unidade de fabrico. Este equipamento incinera e elimina completamente os compostos orgânicos voláteis (COVs), permitindo que as emissões para o exterior sejam totalmente limpas.